Data de publicação: 10/05/2008
Instituído em 1982, o Dia Mundial da Dança (29 de Abril) assinala o nascimento do grande inovador francês do século XVIII, Jean-Georges Noverre.
A UNESCO, através do Comité da Dança do Instituto Internacional do Teatro, difunde anualmente uma mensagem encomendada a uma personalidade relevante.
Em 2008 essa honra coube à coreógrafa sul-africana Gladys Agulhas:
“O espírito da dança não tem cor, tamanho ou forma definidos, mas abarca o poder de unificar e fortalecer a beleza que se encontra dentro de nós.
Cada alma das pessoas que dançam, jovens ou velhas, ou de quem vive com alguma deficiência, cria ideias e transforma-as em pensamentos artísticos que podem mudar as nossas vidas.
A dança é um espelho que reflecte o impossível tornado possível, por isso, toda a gente pode ser tocada, pode ouvir, sentir e experimentar.
Os sons vindos dos nossos corações e almas são o ritmo e cada um dos nossos movimentos revela a História da Humanidade. É o elemento dá ao espírito humano a possibilidade de atingir a Liberdade.
Quando as nossas mãos se tocam algo de belo acontece e o que alma lembra o corpo dá forma através do movimento
A dança é, pois, a força curativa de que todos se devem socorrer.
Vocês são os meus olhos e eu sou os vossos pés. Celebrai o DMD usando a paixão da dança para nos curarmos uns aos outros. Unificai as vossas comunidades e, sobretudo, sê o melhor que puderdes ser no vosso direito mais absoluto.
Podemos todos permanecer unidos graças ao poder a ao espírito da dança”.