Daniel Cardos


Durante o mês de Junho o bailarino, professor e coreógrafo, Daniel Cardoso, director do Quórum Ballet, vai voltar a trabalhar em São Petersburgo.
O artista português, que já de deslocara à Rússia o ano passado a convite de Altynai Asylmuratova, directora da Escola de Bailado do Teatro Mariinsky, também conhecida como Academia de Ballet Vaganova, vai voltar a dar aulas e a ensaiar a peça “Encontros” que será estreada naquele teatro no início do Verão.

Depois de Clara Andermatt, que no verão de 2007 leccionou um “laboratório de pesquisa e criação coreográfica” numa escola de dança contemporânea de Moscovo, Daniel Cardoso é o próximo português a leccionar na Rússia e, sobretudo, o primeiro a coreografar uma peça que vai ser estreada no palco do antigo Teatro Imperial.

Refere o coreógrafo que "é um orgulho enorme para mim e muito prestigiante para a nossa dança.

Apesar disso tenho receio que este trabalho acabe por não ser suficientemente divulgado e caia no esquecimento.
Até porque esta minha colaboração com aquela emblemática escola não vai ser de maneira nenhuma pontual. Vamos continuar com laços artísticos e, inclusivamente, fazer um programa para um espectáculo em conjunto com o Quórum Ballet intitulado “Do Bailado Clássico ao Contemporâneo”, que será apresentado em Portugal em 2009 e na Dinamarca em 2010.

Acredito, pois, que esta minha relação com a Academia Vaganova (escola de bailado onde estuda o português Telmo Moreira) vai trazer bastantes frutos tanto para a minha companhia como para o mundo das Artes e da Dança em Portugal".