Preljocaj no Festival de Montpellier - Corpos invejáveis em êxtase

Estreou-se (oficialmente) no conhecido Festival de Montpellier, este Verão, a belíssima peça de Angelin Preljocaj, “Near Life Experience”.

O coreógrafo, bem nosso conhecido do Ballet Gulbenkian e que há muito tempo que não traz a Portugal a sua companhia de cujo elenco faz parte a portuguesa Teresa Simas, é director do Centro Coreográfico de Aix-en-Provence e autor de obras que têm vindo a marcar a dança francesa.
Aquele trabalho começou por ser apresentado, com bastante sucesso, à imprensa e ao público do Théâtre de la Criée, em Marselha, construído na antiga lota e com uma desusada vista para uma marina na bela zona histórica.

Preljocaj partiu de premissas exacerbadas, como o corpo humano em êxtase, para um dança embalada pela música, por vezes, harmoniosa e calma do duo “Air”. O clima de transe, inclusivamente a nível sexual, transparece duma peça magnífica, que exala dança de evidente consistência que se desmultiplica em sucessivas combinações de pequenos grupos envergando roupagens semi-transparentes assinadas pelo estilista Gilles Rosier.

O grupo apresenta-se em Agosto em Aix (França) e em Outubro em Lausanne (Suilça) antes de se apresentar em Dezembro no famoso Teatro da Cidade, em Paris.