Mikhail Nikolaevitch Baryshnikov (Михаил Николаевич Барышников) nasceu em Riga, na Letónia, filho de pais russos, em 27 de Janeiro de 1948.

baryshnikov RETRATO Lisboa - Vitor Rios -  REC_renamed_25613

Para o dia do seu 60º aniversário o Biography Channel preparou e difundiu um trabalho biográfico para televisão. 

Pai de quatro filhos - a primogénita, Aleksandra Baryshnikova, nascida em 1980, tem por mãe a actriz Jessica Lange e os outros, Sofia, Anna, e Peter, são filhos da antiga bailarina do ABT, Lisa Reinheart - Baryshnikov vive nos Estados Unidos da América e trabalha em todo o Mundo.

Aquele que é considerado um dos maiores bailarinos do século XX tem mostrado uma invejável inteligência na condução da sua carreira mantendo-se activo como bailarino e actor. 

 

RD - baryshnikov RETRATO Cannes - OH - DEZ 2005

Há muito que não dança os "príncipes" (do reportório clássico) nem se aventura com peças que requerem o virtuosismo com que dançava nos seus tempos aureos, mas Baryshnikov ainda é muito acarinhado como artista nos palcos ou pelos espectadores das peças de teatro ou das séries televisivas em que tem participado, designadamente "O Sexo e a Cidade".

Por três vezes passou por Portugal. Para filmar no palco do Teatro Nacional de S. Carlos a película "O Sol da Meia Noite", ao lado do falecido Gregory Hines com realização de Taylor Hackford, em Setembro de 1984 e para dançar - com o seu White Oak Dance Project - no Centro Cultural de Belém, respectivamente em Novembro de 1995 e no início do ano 2000.      

No Verão de 2006 andou por Madrid e Barcelona com a sua nova companhia, "Hell's Kitchen Dance", sedeada no Centro de Artes Baryshnikov, em Nova Iorque, um verdadeiro laboratório aberto a jovens bailarinos e coreógrafos de todo o Mundo.